domingo, 17 de junho de 2007

Rap de Saia no Seminário “Relações Raciais e Direitos Humanos no Brasil: e o Jornalismo no meio disso tudo?”

Na tela: Negras mulheres negras

Seminário trata de relações raciais, direitos humanos e a mulher negra no cinema brasileiro Mulheres no hip-hop. Mulheres na mídia. Mulheres profissionais. Mulheres comuns de carne e osso. Mulheres nas telas. Mulheres atrás das telas. Mulheres negras. Simplesmente negras mulheres negras. Os variados modos de a mulher negra ser apresentada nas telinhas é o mote para o encontro entre profissionais e amadores do set de filmagens que discutirão “a mulher negra e o cinema” durante seminário “Sobre Relações Raciais e Direitos Humanos no Brasil: e o Jornalismo no meio disso tudo?”, que acontece em 13 de dezembro (quarta-feira), entre 10h e 21h, no auditório do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ).

O evento, produzido pela Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-Rio), contará com as presenças de Joel Zito (“Filhas do Vento”, premiado no Festival de Cinema de Gramado – RS), a rapper Re Fem, ou melhor, Janaína Oliveira (curta-metragem “Rap de Saia”) e Ana Gomes (exibe pela primeira vez seu curta “Minha cara, bela cara, cara preta de mulher”). Este segundo painel, será antecedido da exibição dos filmes às 18h.

Como este dia será dedicado aos “batons”, no local, a partir do dia 4 de dezembro será instalada a exposição fotográfica “Filhas D’África” do repórter fotográfico Zezzinho Andraddy. No primeiro painel, o debate abordará “Reflexões sobre as relações raciais e a cidadania no Brasil”.

Segundo Re.Fem a proposta do “Rap de Saia” é procurar dar visibilidade à participação velada das mulheres no hip-hop carioca, visando alcançar não apenas o entendimento dos hip-hoppers, mas também atrair toda a sociedade para um a discussão ainda travada concernente a “Direitos Iguais”.

O objetivo do seminário “Sobre Relações Raciais e Direitos Humanos no Brasil: e o Jornalismo no meio disso tudo?” é proporcionar aos jornalistas, e demais interessados, um amplo fórum de debates a respeito da responsabilidade dos meios de comunicação na produção de informações sobre relações raciais e direitos humanos no país.

PROGRAMAÇÃO
Seminário “Sobre Relações Raciais e Direitos Humanos no Brasil: e o Jornalismo no meio disso tudo?” 13/12/2006 – Quarta-Feira

9h50 Abertura
10 h 1º Painel: “Cidadania e Direitos Humanos" Exibição de curtas: "O Cristo" e "Omìnìra".
10h30 Palestras com o deputado estadual Gilberto Palmares, professora Ana Maria Felippe (Memória Lélia Gonzalez), Anderson Quak coordenador do Curso de Audiovisual da Cufa (Central Única de Favelas). Mediação de Sandra Martins, da coordenação da Cojira-Rio.
12h Debates
3h Intervalo para almoço
15h Exibição de filmes: “Tá tudo dominado” e “Bendito ao fruto”
17h 2º Painel: “A mulher negra e o cinema” - Exibição do longa “Filhas do Vento” e os curtas “Rap de Saia” e “Minha cara, bela cara, cara preta de mulher”.
19h Palestras com cineasta Joel Zito Araújo, professora Ana Gomes e da rapper e documentarista Janaína Oliveira (REFEM).
Mediação: jornalista Angélica Basthi, da coordenação da Cojira-Rio.
20h30 Debates.
Local: Rua Evaristo da Veiga, 16 / 17º andar
( Cinelândia - Centro) , Rio de Janeiro.
Produção: Cojira-Rio
Apoio: SJPMRJ e Rio Filmes
(Sec.Mun.Culturas/Prefeitura Rio)

-------------//-----------
Serviço:Seminário “Sobre Relações Raciais e Direitos Humanos no Brasil: e o Jornalismo no meio disso tudo?”
Data: 13 de dezembro de 2006 (quarta-feira)
Local: SJPMRJ – Rua Evaristo da Veiga, nº 16, 17º andar –Cinelândia (RJ)
Horário: 10h às 21h
Entrada Franca
Produção: Cojira-RioApoio: SJPMRJ e Rio Filme
(Sec.Mun.Culturas/Prefeitura Rio)
Contatos: http:://www.jornalistas.org.br
e-mail: afrojor_rj@hotmail.com / Tel.: (21) 3906-2450

Nenhum comentário: